Início » Exóticas » Árvores e Palmeiras

Palmeira-de-leque-da-china - Livistona chinensis

A Palmeira-de-leque-da-china (Livistona chinensis) é uma palmeira da família Arecaceae, também conhecida como Palmeira-de-leque e Falsa-latânia. Sinonímia: (Latania chinensis)

Características

Possui um estipe de 8 a 15 m de altura e 20 a 25 cm de diâmetro. Essa espécie é a mais popular de todas as palmeiras de leque do gênero Livistona, podendo ser facilmente reconhecida, quando adulta, pelas folhas que apresentam a metade terminal dos segmentos pendentes, com ápice profundamente bífidos.

As folhas são palmadas, e as mais velhas permanecem junto ao estipe por um certo período de tempo. Os segmentos foliáres, de coloração verde-escuro, possuem as nervuras centrais amareladas e os pecíolos, de 1,5 a 2 m de comprimento, apresentam, na margem, uma fileira de espinhos. A bainha constituída por uma malha de fibras de coloração acastanhada.

Planta monóica, cuja inflorescência interfoliar, de 1,5 m de comprimento bastante ramificada, apresenta várias bráctes sobrepostas envolvendo a base da ráquis.

Os frutos, muito procurados pelos pássaros, são esféricos, inicialmente verde-azulado e preto quando maduros.

Época de frutificação e florada

Floresce no Outono e Inverno.

Cultivo

Deve ser cultivada em pleno Sol ou em Meia-sombra.

Aves mais atraídas pela planta

Periquitos, tuins, sabiás, bem-te-vis entre outros…

Fotos de aves na Palmeira-de-leque-da-china

papagaio-moleiro, periquito-de-encontro-amarelo, periquito-rico, sabiá-coleira, sabiá-una, saíra-militar, saíra-militar, saíra-sete-cores, araponga, saíra-lagarta, tucano-de-bico-preto e tucano-de-bico-verde.

Ocorrência natural

É uma palmeira exótica, natural da China e do Japão.

Referências